Zé Pereira do Club dos Lacaios de Ouro Preto recupera fraque histórico de 1940

Por Redação Agito Mais

O bloco mais antigo do Brasil em atividade celebra sua tradição com o resgate de uma relíquia e outras iniciativas de preservação. Momento do evento.
O bloco mais antigo do Brasil em atividade celebra sua tradição com o resgate de uma relíquia e outras iniciativas de preservação. Foto = reprodução/divulgação Ane Souz.
COMPARTLHE:
WhatsApp

O Zé Pereira do Club dos Lacaios, um dos blocos mais emblemáticos de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, surpreendeu seus seguidores no Instagram ao anunciar mais uma conquista histórica para a instituição. Neste ano de 2023, o bloco fundado em 1867 conseguiu resgatar e recuperar o antigo fraque utilizado pelos membros na década de 1940, uma relíquia que remonta a mais de 80 anos de história.

Esse feito é parte de uma série de resgates planejados para exaltar a rica história dessa importante instituição do país, que faz parte do Carnaval ouro-pretano com seu estilo irreverente, único e representativo. Com 156 anos de existência, o Zé Pereira é o bloco mais antigo de Ouro Preto e ostenta o título de entidade carnavalesca mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta desde sua criação.

No bairro Antônio Dias, onde o Zé Pereira tem sua sede, foi inaugurado o Centro de Memória do Zé Pereira do Club dos Lacaios, um espaço dedicado à história, tradição e música do bloco, que, ao som de seus clarins, mobiliza toda a comunidade para as festividades carnavalescas.

A população guarda ansiosamente esses eventos que resgatam não apenas objetos, mas a memória viva de uma tradição carnavalesca que perdura há mais de um século e meio em Ouro Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *