Ouro Preto: saiba o que fazer na Semana Santa, uma viagem de fé e beleza

Por Redação Agito Mais

A cidade histórica oferece diversas atrações para os turistas que buscam religiosidade, cultura e natureza.
A cidade histórica oferece diversas atrações para os turistas que buscam religiosidade, cultura e natureza. Foto = reprodução Patrick Araújo.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, é um destino perfeito para quem quer viver uma experiência única de fé e turismo na Semana Santa. A cidade histórica, que foi palco da Inconfidência Mineira, é famosa por suas procissões, cerimônias e apresentações teatrais que envolvem a comunidade local e encantam os visitantes.

Mas Ouro Preto tem muito mais a oferecer do que os ritos religiosos. A cidade e seus doze distritos possuem inúmeros atrativos para todos os gostos e estilos, desde as majestosas igrejas barrocas, que guardam obras de arte e tesouros sacros, até belíssimas cachoeiras, trilhas e museus, sem falar da gastronomia local, que é uma delícia.

Quem quer relaxar na Semana Santa pode visitar os distritos de Lavras Novas, São Bartolomeu e Santo Antônio do Salto, que se destacam pelas belas paisagens e hospitalidade com os turistas. Lá, é possível curtir as cachoeiras, as trilhas, os passeios a cavalo e de quadriciclo, e ainda conhecer um pouco da cultura e da história dessas localidades.

Quem se interessa pela história de Vila Rica pode aproveitar os museus gratuitos que estarão funcionando no feriado. O Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, é uma ótima opção para começar a visita, pois mostra diferentes aspectos da antiga capital de Minas, como mineração, transportes, construção civil, pintura e escultura, arte e religião. O Museu Casa Guignard, na Rua Direita, reúne obras e objetos do famoso pintor Alberto da Veiga Guignard, que retratou as paisagens e as pessoas de Ouro Preto.

Dentro da sede de Ouro Preto também há belos parques naturais, como o Parque das Andorinhas, que abriga um conjunto de cachoeiras, entre elas a que dá nome ao parque e é a nascente do Rio das Velhas, e o Parque Horto dos Contos, que foi o segundo jardim botânico do Brasil, criado por ordem régia em 1799.

A gastronomia também é um atrativo à parte, com restaurantes locais oferecendo pratos tradicionais e especiais da Semana Santa. Os turistas podem saborear a culinária regional enquanto mergulham na atmosfera festiva, uma experiência cultural rica e envolvente.

Para saber mais sobre os diversos atrativos de Ouro Preto, acesse o site, clique AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *