Exposição imersiva leva público ao universo de Aleijadinho em Ouro Preto

Por Redação Agito Mais

Museu da Inconfidência recebe mostra de realidade virtual que recria obras e história do mestre do barroco mineiro; visitação é gratuita e começa no dia 11 de novembro. Foto meramente ilustrativa de divulgação.
COMPARTLHE:
WhatsApp

O público que visitar o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, terá a oportunidade de mergulhar no mundo de um dos maiores artistas do Brasil: Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho. A exposição “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro” traz uma experiência inovadora de realidade virtual que recria as obras e a história do escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial.

A mostra ficará em cartaz entre os dias 11 de novembro e 10 de dezembro de 2023, com entrada gratuita e agendamento prévio. Os visitantes receberão óculos de realidade virtual que possibilitarão a apreciação das obras de Aleijadinho com riqueza de detalhes. Cada sessão terá a duração de 15 minutos e será destinada a maiores de 12 anos.

Entre as obras que poderão ser vistas em realidade virtual estão Cristo com Cruz às Costas, o altar da Igreja de São Francisco e os 12 Profetas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Os visitantes poderão se mover por dentro das estruturas, além de interagir com objetos.

A exposição tem como objetivo contribuir para a preservação do valioso patrimônio artístico de Aleijadinho, por meio da criação de registros digitais em alta definição de suas obras mais icônicas. Além disso, a mostra pretende divulgar a vida e a obra do mestre do barroco mineiro, que nasceu em Ouro Preto em 1738 e faleceu na mesma cidade em 1814.

Aleijadinho é considerado o maior representante do barroco-rococó das Américas, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas. Ele enfrentou uma doença degenerativa que deformou seus pés e mãos, mas não o impediu de continuar sua arte. Ele atou seus instrumentos com uma correia de couro para segurar o cinzel, o martelo e a régua.

A exposição “Aleijadinho Virtual – O primeiro artista brasileiro” é uma realização da Fundação Cultural do Estado de Minas Gerais (FCEMG), em parceria com o Museu da Inconfidência e a empresa VR Monkey. A mostra faz parte das comemorações dos 200 anos da morte de Aleijadinho, que ocorreu em 18 de novembro de 1814.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *