Na noite de sexta-feira (06 de dezembro de 2024), uma viatura da Guarda Civil Municipal de Itabirito, foi acionada para averiguar uma denúncia de um homem que estava abordando motoristas e solicitando pagamento de estacionamento na Praça da Estação, em Itabirito, região central de Minas Gerais. Segundo relatos, ele também passava um pano sujo nos veículos sem autorização.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram o suspeito, identificado com as iniciais W.P.O, de 46 anos, que correspondia à descrição fornecida na denúncia. O homem confirmou que realizava a limpeza dos veículos, mas afirmou que não exigia pagamento pelo serviço. Após ser orientado, ele se comprometeu a não continuar com a prática.
Durante a abordagem, os agentes perceberam que o homem vestia um colete laranja com faixas refletivas e tinha um carrinho de supermercado próximo, além de um boné. Esses itens coincidiam com as imagens capturadas pelo Centro de Operações da Prefeitura (COP) na madrugada de 05 de dezembro de 2024, quando ocorreu um furto na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro Esperança. Entre os itens furtados estavam refrigerantes, um botijão de gás azul e um sino de bronze.
Um denunciante anônimo informou que, por volta de 0h35 do dia 05 de dezembro, um homem com as mesmas características de W, tentou vender refrigerantes e um botijão de gás. Câmeras de videomonitoramento mostraram W percorrendo o trajeto do acesso 01 da cidade até a entrada do bairro São Geraldo, próximo ao local do furto.
Quando questionado sobre os eventos da madrugada de 05/12 e confrontado com as imagens, o homem negou envolvimento no furto. Ele foi qualificado pelos agentes e liberado em seguida.