Programa de Inseminação Artificial beneficia produtores rurais em Itabirito

Resultados positivos surgem com nascimentos de bovinos em propriedades locais.

Por

Picture of Hugo Avelino

Hugo Avelino

COMPARTILHE:

Itabirito Mg = A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, está colhendo frutos de mais uma etapa do programa Mais Pecuária Brasil, que utiliza a técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em propriedades rurais locais. O programa, iniciado em novembro passado, já está proporcionando resultados visíveis, com os primeiros nascimentos de animais nesta primeira quinzena de setembro.

Os bezerros que estão nascendo carregam a genética de touros das raças Holandês, Girolando 3/4 e Girolando 5/8, proporcionando melhoramento genético aos rebanhos locais.

O sucesso do programa continua à medida que mais produtores aderem a ele, incluindo novos animais e o início do protocolo em animais inseminados na última visita do técnico a Itabirito, cuja prenhez ainda não foi confirmada.

Rainer Cardoso, secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, enfatiza os benefícios do programa para os produtores:

“O programa traz ao produtor a possibilidade de aplicar tecnologia em sua propriedade, a custo zero, proporcionando melhoramento genético do rebanho e aumento dos níveis produtivos. Daremos continuidade ao programa no município e permitindo que novos produtores realizem a adesão com o objetivo de colher diversos benefícios.”

Uma das propriedades rurais beneficiadas pelo programa é a Fazenda Campo Redondo, localizada na Serra da Jaguara, no distrito de Acuruí, que já celebra dois novos nascimentos de bezerras. O produtor rural Alvino Ferreira Lima elogia a iniciativa e destaca que o programa é totalmente gratuito, elogiando todos os envolvidos.

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) oferece benefícios como a inseminação de animais em datas e horários predeterminados, maior capacidade de inseminar um maior volume de animais em comparação com a inseminação artificial convencional, concentração temporal dos partos, melhoramento genético, maior controle reprodutivo e intervalos mais curtos entre os partos.

O Programa Mais Pecuária Brasil é uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) e a Alta Brasil, visando ao aprimoramento do rebanho bovino nacional por meio do melhoramento genético dos plantéis de pecuaristas. Em Itabirito, o programa começou após a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Conafer no ano passado.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima