Mariana Mg = A Prefeitura de Mariana, irá disponibilizar kits de antena digital para as pessoas devidamente cadastradas no Cadastro Único, através do Governo Federal.
As pessoas inscritas no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo, podem solicitar a troca. Para isso, devem estar com os dados atualizados há pelo menos dois anos e possuir a antena parabólica antiga em funcionamento.
A iniciativa se dá pelo Programa Siga Antenado da “EAF – Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz”, uma organização não governamental criada para implementar a tecnologia 5G no Brasil e instituída por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
A tecnologia 5G vem sendo implantada no Brasil desde 2022, e com isso, a necessidade da troca das antenas parabólicas tradicionais, que em breve perderão sua funcionalidade, para as digitais.
O sinal da antena parabólica está previsto para ser desligado no Brasil no início de 2024, podendo ter o prazo estendido. O fato de que ambas operam em frequências muito parecidas gera interferência no sinal de transmissão para a antena parabólica, por isso ela perderá sua funcionalidade.
Para realizar a solicitação do kit é necessário que a antena parabólica esteja conectada à televisão e funcionando. A solicitação pode ser feita por meio da central de atendimento do programa, no telefone 0800-729-2404 ou pelo site do Programa Siga Antenado.
Atenção: Aquelas pessoas que possuem a antena “espinha de peixe”, digital interna e tv por assinatura, ou não possui nenhum tipo de antena instalada na residência, não se enquadram nos critérios de disponibilidade do kit gratuito.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que tem por objetivo identificar, coletar dados e caracterizar famílias de baixa renda no país, a fim de inseri-las nos programas de assistência social e redistribuição de renda. O posto de atendimento do CadÚnico está localizado na Av. Getúlio Vargas, 110 – Mariana (Centro de Convenções), com o número de telefone (31) 3557-1640.