Nesta quarta-feira (25 de outubro de 2023), o Papa Francisco nomeou o padre Geraldo de Souza Rodrigues como o novo bispo da diocese de Januária, Minas Gerais, região do Médio São Francisco. Ele vai assumir o governo pastoral da diocese, que estava vacante desde a transferência de dom José Moreira da Silva para Porto Nacional (TO), em dezembro de 2022.
Padre Geraldo tem 60 anos e é natural de Porto Firme, na Zona da Mata de Minas Gerais. Ele é presbítero da arquidiocese de Mariana, na região Central de Minas Gerais, desde 1988 e atualmente é pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao agora monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues, manifestando alegria pela sua nomeação e oferecendo seu ministério episcopal à proteção de Nossa Senhora das Dores, padroeira da diocese de Januária.
Padre Geraldo iniciou a preparação para o sacerdócio em 1978, no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana. Ele cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José de Mariana. Foi ordenado diácono em 1987 e presbítero em 1988, pelo então arcebispo dom Oscar de Oliveira.
Em seu ministério presbiteral, ele foi pároco em diversas paróquias da arquidiocese de Mariana. Ele também foi coordenador arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.
A data da ordenação episcopal e da posse canônica do novo bispo ainda não foram definidas. A comunidade diocesana de Januária acolhe com esperança e gratidão o seu novo pastor.