Nesta última quarta-feira (8 de novembro de 2023), às 9h, a Defesa Civil Municipal e a Vale realizaram o primeiro teste de uma nova sirene de emergência que integra o sistema de alarme das barragens 5 MAC, 6, 7A e 7B, da Mina de Águas Claras, em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte. O novo equipamento foi instalado no bairro Boa Vista, de forma preventiva, visando o aprimoramento da capacidade operacional do sistema de alerta.
O teste consistiu no acionamento da sirene com o som real de emergência, com duração estimada de 7 minutos, para verificar o seu funcionamento e o alcance do som. Antes do toque, foi emitido uma mensagem informando que se trata de um teste. Não foi necessário nenhuma ação por parte da comunidade, que manteve sua rotina normalmente.
A sirene foi ouvida em Nova Lima Sede, nas proximidades dos bairros Boa Vista, Olaria, Centro e Rosário. Logo após o teste da nova sirene, às 10h, houve o teste mensal de todas as sirenes do sistema de alerta em Nova Lima e a nova sirene já esta integrada ao grupo.
A atividade fez parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve alteração na condição de segurança.
A Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas e em conjunto com a Defesa Civil e órgãos competentes, com o objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua. Para isso, são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos.
As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 07 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas. Mais informações podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.