A Prefeitura de Itabirito, na região central de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na última quinta-feira, dia 5 de dezembro, o prêmio Webdocs Brasil, Aqui tem SUS. Itabirito conquistou a honraria ao apresentar um trabalho voltado a alunos do ensino fundamental e médio, com idades entre 6 e 18 anos, relacionado à saúde mental pós-pandemia, abordando a interface entre saúde e educação. A iniciativa se destacou entre as melhores do Brasil, alcançando a melhor nota do estado de Minas Gerais.
Com o objetivo de criar estratégias para melhorar a qualidade de vida dos estudantes no período de retorno às aulas, a Secretaria de Saúde, através da equipe eMulti APS, contou com a parceria de representantes da Secretaria de Estado de Saúde, Conselho Tutelar e das secretarias municipais de Educação, Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, e Desenvolvimento Social.
Além do acolhimento, rodas de conversa, debates, contação de histórias, dinâmicas, esporte e exercícios fisioterapêuticos foram oferecidos por um grupo de trabalho multiprofissional composto por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e profissionais de educação física. Casos mais graves receberam atenção do Caps Infantojuvenil.
O projeto foi inscrito na 19ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, realizada durante o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o maior congresso de saúde pública do mundo, realizado virtualmente em 2024. O prêmio foi entregue em Belo Horizonte.
“Depois de passar por muitas etapas de avaliação, nosso trabalho ficou entre os melhores do país. Essa iniciativa inovadora é prova de que é possível trabalhar a saúde conforme a definição da Organização Mundial da Saúde: um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, afirmou Fernanda Gonçalves, coordenadora da equipe eMulti da Atenção Primária à Saúde.
“A saúde integra toda a nossa vida. Quando idealizei o projeto, acreditamos muito em seu potencial transformador. A saúde mental dos nossos jovens precisava, ainda mais naquele momento, de atenção especializada e urgente. Este reconhecimento significa um marco para a saúde de Itabirito. É uma motivação a mais para toda a equipe, além de confirmar a qualidade dos serviços em saúde prestados à população itabiritense”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino.