O distrito de Furquim, um dos mais antigos e charmosos de Mariana, na região Central de Minas Gerais, foi palco de uma grande festa ontem, em homenagem ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A Festa das Crianças é uma tradição na comunidade, que se organiza para oferecer um dia de muita alegria, com brincadeiras, comidas gostosas e música para todos.
A Prefeitura de Mariana apoia o evento, incentivando as ações independentes dos moradores, que são responsáveis por fomentar a cultura e trazer o lazer, valorizando os distritos da cidade. A Guarda Civil Municipal também participou das atividades, levando a transitolândia para os pequeninos, uma forma de aprender sobre as sinalizações e regras de trânsito no tapete interativo.
Entre as atrações da festa, não faltaram pula-pula, piscina de bolinha, algodão doce, pipoca e cachorro-quente. Mas o que chamou mais a atenção foi o bolo preparado para as crianças, com mais de 3 metros de comprimento, que adoçou a tarde dos presentes.
Maria Santa, moradora de Furquim, contou que a festa é esperada por toda a comunidade durante o ano:
“É um trabalho conjunto entre os moradores para fazer a festa se tornar realidade aqui na nossa comunidade. Todo ano nós fazemos e gostamos muito, vem gente de todas as idades para aproveitar o dia. Este bolo que nós preparamos é um exemplo desta união, as meninas ajudaram a gente a conseguir os ingredientes e foram de porta em porta recolhendo as doações. No final, o resultado é este bolo delicioso de mais de 3 metros”, relatou.
FURQUIM
O distrito de Furquim nasceu no século XIII, em homenagem ao sertanista Antônio Furquim da Luz. Conhecido por sua riqueza cultural e histórica, Furquim compõe um dos cenários mais antigos e aconchegantes de Minas Gerais e da Primaz de Minas. A entrada do distrito é marcada pela Igreja Matriz de Bom Jesus do Monte, pela praça central e pelo cruzeiro patriarcal de pedras. Famoso pela arte de pedra sabão, o distrito guarda grandiosas festas, comemorações e tradições já reconhecidas por todos.