Festival de Pipas e Papagaios de Itabirito movimenta o Alto do Cristo

A iniciativa visou resgatar a cultura de soltar pipas, uma tradição que marcou a infância de muitas gerações.

Por

Picture of Hugo Avelino

Hugo Avelino

COMPARTILHE:

Itabirito MG = Neste final de semana, o céu de Itabirito ganhou um colorido especial, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, reuniu famílias e participantes de todas as idades para o Festival de Pipas e Papagaios.

A iniciativa visou resgatar a cultura de soltar pipas, uma tradição que marcou a infância de muitas gerações. O evento contou com uma comissão julgadora que premiou os participantes em três categorias: menor pipa, maior pipa, originalidade e criatividade.

“Há certas coisas que atravessam o tempo e cabe ao poder público sempre incentivá-las. Um exemplo disso é o Festival de Pipas e Papagaios. Além de ser uma oferta que proporciona lazer à cidade, fazemos com que as famílias se encontrem e as gerações também compartilhem suas histórias”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Raphael Rondow.

Festival de Pipas e Papagaios-11
Pai e filho, juntos, participando do festival. Foto – reprodução Prefeitura de Itabirito

Famílias e amigos se reuniram para soltar pipas e papagaios, celebrando uma atividade que, há tempos, era comum e unia crianças e jovens em brincadeiras ao ar livre. A iniciativa também buscou incentivar o lazer, promovendo a interação entre os participantes.

Fabiana Amaro, moradora do bairro Vila José Lopes, esteve presente no festival com o marido Tiago e o filho Bernardo. Tiago conquistou o primeiro lugar na categoria maior pipa, enquanto Bernardo ficou em terceiro na categoria menor pipa. “Foi uma manhã bem gostosa, agradável e divertida. Também foi muito bom e gratificante sairmos vitoriosos”, afirmou.

Festival de Pipas e Papagaios-04
A família conquistou duas premiações da competição. Foto – reprodução Prefeitura de Itabirito

Outro participante do festival foi Márcio Elias da Costa, também do bairro Vila José Lopes, que alcançou o terceiro lugar na categoria maior pipa e o primeiro lugar na categoria originalidade e criatividade.

 

“Eu gostei muito de participar do evento. É bom para incentivar os jovens a se distrair e a brincar. Resgatou bastante a infância. As crianças hoje em dia passam muito tempo no computador, no telefone. É uma coisa muito boa que a Prefeitura está fazendo. Um ambiente muito bom, ideal para divertir. Trouxe muita gente para cá e foi bom para as pessoas se comunicarem. Reuniu diversas famílias e trouxe meus filhos”, pontuou Márcio.

Festival de Pipas e Papagaios-10
Márcio Elias da Costa também foi um dos premiados. Foto – reprodução Prefeitura de Itabirito

Durante o evento, a Prefeitura promoveu a conscientização sobre os perigos do uso de linhas cortantes, como o cerol e a linha chilena, que podem causar acidentes graves. Por meio da Guarda Municipal, foi realizada abordagem com os participantes sobre a importância de praticar a brincadeira de forma segura e responsável, alertando sobre os riscos dessas práticas.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

Rolar para cima