Mariana Mg = Nesse último final de semana, 27 e 28 de maio, foi celebrado a Festa do Divino Espírito Santo, a solenidade de Pentecostes que encerra o Tempo Pascal e no calendário da Igreja Católica celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre Maria.
Com a celebrações de missas, novenas, procissões e festejos dos grupos de Congado, a tradição da religiosidade enfeitou, coloriu e trouxe alegria e fé para as ruas e vielas da cidade.
Para o Padre Geraldo Buziani:
“A festa é um momento de esperança, alegria e renovação missionária, por isso nós temos que preservar e incentivar esse momento como memória e presença da graça de Deus. A comunidade cristã se alegra com a veneração da bandeira do Divino, esperamos que essa festa sirva para renovar a alegria, a esperança e a certeza do Espírito Santo em nossas vidas. Agradeço a toda equipe da Confraria do Divino Espírito Santo, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e da Prefeitura de Mariana pela organização e pelo apoio”, destacou.
No sábado, dia 27, ocorreu a Festa da Bandeira do Divino Espírito Santo – XIII, o encontro atraiu um grande número de pessoas para a recepção e concentração dos grupos de congados, que realizaram o cortejo até a Praça Minas Gerais, seguida da Procissão Luminosa da Bandeira do Divino Espírito Santo, percorrendo as ruas do centro de Mariana até a chegada no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, acompanhada pelos Grupos de Congados.
Já no domingo, dia 28, dia de Pentecostes, logo pela manhã, os fiéis puderam acompanhar a Procissão do Divino Espírito Santo, com Cortejo do Imperador, dos Festeiros e da Confraria do Divino Espírito Santo, acompanhados pela Sociedade Musical União XV de Novembro, que saíram da Igreja de São Pedro dos Clérigos rumo ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Às 9h, foi realizado o tradicional Sorteio dos Festeiros e do Imperador para a Festa do Ano de 2024, seguido da Solene Missa Festiva, Benção dos Pães e das Medalhas e Coroação do Imperador.