Ouro Preto Mg = Nesta última segunda-feira, 12 de junho, o Comitê de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, promoveu uma carreata no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
Após a concentração na Praça da Estação, o trajeto seguiu pelas principais ruas da sede incluindo a Rua Padre Rolim, Praça Tiradentes e os bairros Morro São João, Antônio Dias e Barra, encerrando na Praça da Estação. A carreata passou por vários comércios, instituições e escolas, como o Colégio Arquidiocesano, Escola Municipal Juventina Drummond e Escola Estadual Marília de Dirceu.
A ação teve suporte de um carro de som para informar à população sobre os canais de denúncia. E para o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha:
“Em pleno século XXI, temos retornado a comportamentos bárbaros. Precisamos pensar melhor no próximo”, afirmou.
Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, outras pastas contribuíram, como Turismo e Cultura, Saúde, Esporte e Lazer, Educação e Defesa Civil. Também participaram na causa a ativista Elisângela Florência, o Conselho Tutelar, OuroTran, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência Regional de Ensino, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cachoeira do Campo e do bairro Padre Faria.
No Brasil, é considerado trabalho infantil aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos.