Mariana MG = Quase 8 anos depois do rompimento da barragem da Samarco, as aulas começaram no “novo” Bento Rodrigues, em Mariana.
A escola municipal da comunidade e praticamente todo o distrito foram destruídos pela tragédia, em novembro de 2015.
No ano seguinte, o terreno para a implantação do “novo” Bento foi definido. No entanto, ainda hoje, nem todas as casas foram entregues pela Fundação Renova, entidade criada para a reparação dos danos.
Segundo a Fundação Renova, um acordo de cooperação com vigência de seis meses foi firmado com a Prefeitura. Nesse período, até a entrega definitiva da escola para o município, a Renova deve garantir segurança, materiais e transporte de funcionários e alunos.
As aulas na nova Escola Municipal de Bento Rodrigues iniciaram, a princípio, para cerca de 130 alunos, de 4 a 14 anos, da educação infantil e do ensino fundamental. Antes, os estudantes estavam em uma unidade provisória, em Mariana.
Até o momento, apenas 29 casas foram entregues aos atingidos pela barragem do fundão no novo distrito. Segundo a fundação, foram finalizadas as obras de 133 imóveis, sendo 117 casas, 12 edificações mistas (residência e comércio) e quatro comércios. As obras de outras 30 casas continuam em andamento.