Itabirito amplia horário das UBSs: São José, Vila Gonçalo e Santa Efigênia por alta de doenças respiratórias

A medida amplia os atendimentos nas UBSs de três bairros e reforça ações como vacinação e orientações preventivas à população.

COMPARTILHE:

UBSs dos bairros São José, Vila Gonçalo e Santa Efigênia funcionarão até 22h nos dias úteis e abrirão aos fins de semana e feriados. Foto — Prefeitura de Itabirito.
UBSs dos bairros São José, Vila Gonçalo e Santa Efigênia funcionarão até 22h nos dias úteis e abrirão aos fins de semana e feriados. Foto — Prefeitura de Itabirito.

Diante do aumento de casos de doenças respiratórias provocadas por vírus como Influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Covid-19, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Itabirito, na região central de Minas Gerais, terão funcionamento em horário estendido a partir da próxima segunda-feira, 2 de junho. A decisão segue decreto municipal de emergência em saúde pública.

As unidades dos bairros São José, Vila Gonçalo e Santa Efigênia funcionarão de segunda a sexta-feira até às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. A ampliação visa facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, oferecendo atendimento mais rápido durante o período de alta circulação de vírus respiratórios.

A iniciativa faz parte das ações previstas no Decreto nº 16.361, publicado em 19 de maio, que tem validade de 60 dias. A normativa permite à administração pública adquirir insumos com agilidade e contratar profissionais para reforçar o atendimento à população, sem comprometer a legalidade e a transparência dos atos administrativos.

“O reforço no atendimento é uma resposta estratégica para garantir que todos sejam acolhidos com agilidade e segurança neste momento”, afirmou o prefeito Elio de Mata.

Vacinação e orientações

Como medida complementar, a Secretaria de Saúde de Itabirito mantém a campanha de vacinação gratuita contra a gripe para pessoas a partir dos seis meses de idade. No sábado, 31 de maio, a aplicação das doses será realizada na Praça do Centenário, no Centro da cidade. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e cartão de vacina.

A Prefeitura também reforça recomendações de prevenção: uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais ou alérgicos e a evitação de ambientes com aglomeração. Segundo a Secretaria de Saúde, atitudes simples como essas são essenciais para conter a disseminação dos vírus.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Rolar para cima