Minas Gerais = Uma onda recente de ataques à escolas em todo Brasil, fez com que policiais reforçassem a proteção e tomem medidas mais severas quanto aos mesmos.
Nesta semana, em Ouro Preto, um áudio começou a ser divulgado em grupos de WhatsApp, dizendo que alunos teriam levado facas para a escola e que a Polícia Militar estaria no local conversando com os estudantes, com pais e responsáveis.
A Polícia Militar desmentiu a fake news de que uma ameaça de ataque teria ocorrido na Escola Estadual de Ouro Preto conhecida como ‘Polivalente’, no bairro Bauxita, em Ouro Preto.
Em nota, a PM alega que realmente esteve no local, mas foi para conceder entrevista para a TV UFOP para concessão de entrevista relativa às ações da Operação de Proteção Escolar.
A Polícia Militar reforça que toda ameaça que chega à corporação é checada e que as pessoas não devem consumir como verdade – e de imediato – tudo o que é publicado na Internet.
Em Itabirito, a Guarda Civil Municipal está reforçando a segurança nas escolas, ampliando as rondas escolares, as ações estão sendo realizadas além dos horários de entrada e saída de alunos.
Por meio do Centro Integrado de Educação e Segurança (CINSED), a Guarda Civil também está realizando palestras e brincadeiras recreativas, a fim de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os cuidados e o que fazer em caso de acontecer algum tipo de ataque.
A Prefeitura Municipal de Itabirito também está atuando, e estaria disponibilizando duas novas ações. A primeira é a instalação do botão do pânico nas escolas municipais, em caso de problema, a direção pode acionar o botão por meio do aplicativo “153 Cidadão”, que enviará uma viatura da Guarda Civil para o local.
A segunda ação seria a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais, integrando-as ao Centro de Operações da Prefeitura, que será monitorado pela Guarda Civil Municipal de Itabirito.
Além de proporcionar mais segurança aos alunos e funcionários, as escolas poderiam seguir normalmente com suas atividades educacionais sem preocupações.