Ouro Preto = Nesta segunda-feira, dia 31 de julho, Ouro Preto volta a contar com uma importante via para a cidade, a Avenida Lima Júnior, popularmente conhecida como “Volta do Vento”, será liberada para a circulação de veículos.
Foram 5 meses de trabalho em uma obra complexa e de alto risco, mas extremamente necessária, pensando na mobilidade urbana e no fluxo de veículos na cidade.
Agora liberada volta a ser uma ligação rápida em bairros distantes entre si como Saramenha e Barra, desafogando e dando fluidez ao trânsito.
Os trabalhos tiveram início no dia 14 de março deste ano, e por se tratar de uma obra emergencial, o prazo para finalização era de 180 dias (6 meses). Porém, entendendo a urgência da entrega, as equipes trabalharam com maior carga horária e aos finais de semana, propiciando uma entrega antes do previsto.
Além da contenção da via, foram realizadas ações de drenagem pluvial, um dos grandes problemas do local, limpeza, capina e desobstrução das canaletas, operações tapa-buracos, recapeamento asfáltico completo em pontos específicos, junto com sinalização viária adequada e questões de segurança como instalação de guarda-corpo em todo o corpo do muro.
Com a finalização das obras de contenção da Avenida Lima Júnior, a Prefeitura de Ouro Preto vai iniciar as melhorias asfálticas na Rua Pandiá Calógeras (Morro do Gambá) e dar sequência às obras de contenção na estrada do Fundão, em Rodrigo Silva. Outras intervenções aguardadas, como asfaltamento em Catarina Mendes e na estrada principal de Santo Antônio do Salto, seguem em fase final de planejamento. Algumas já estão com indicativo de término, como a reconstrução da Rua das Violetas, no bairro Santa Cruz.