Vandalismo deixou parte da Serra de Ouro Preto (MG) sem alertas de chuva

Por Redação Agito Mais

COMPARTLHE:
WhatsApp

Um ato de vandalismo deixou parte da Serra de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, sem o monitoramento do volume das chuvas e dos riscos de deslizamentos. Um pluviômetro, equipamento que mede a quantidade de água que cai em uma determinada área, foi destruído no bairro São Cristóvão neste final de semana. O aparelho fazia parte de uma rede de alertas de desastres naturais coordenada pelo CEMADEN/MCTI, órgão federal de ciência e tecnologia.

O pluviômetro estava instalado na Escola Padre Carmélio, em uma parceria entre o município de Ouro Preto e o CEMADEN. Ele seria transferido para um local mais adequado nesta última segunda-feira (29 de janeiro de 2024), mas a equipe do CEMADEN encontrou o equipamento completamente danificado, faltando peças fundamentais. A Defesa Civil foi acionada e registrou um Boletim de Ocorrência na polícia.

A Defesa Civil alerta que os pluviômetros são essenciais para a segurança da população, pois permitem a emissão de alertas de riscos de deslizamentos em caso de chuvas intensas. Esses alertas são feitos pelo Sistema de Alerta Meteorológico de Ouro Preto (SAMOP), que pode ser acessado pelo aplicativo da Defesa Civil. Sem o pluviômetro, os bairros São Cristóvão, São Francisco e Alto da Cruz ficarão sem receber informações específicas sobre as condições climáticas.

Enquanto isso, a Defesa Civil pede que a população se conscientize sobre a importância dos pluviômetros e denuncie qualquer ato de vandalismo à Polícia Militar pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *