Os taxistas de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, que viajam para Belo Horizonte, terão mais facilidade para se locomover na capital mineira. Um convênio entre o Departamento Municipal de Trânsito (Ourotran) da Prefeitura de Ouro Preto e a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (BHTrans/SUMOB) permitirá que eles usem as pistas exclusivas para os ônibus do MOVE, sistema de transporte rápido por ônibus da cidade.
O acordo, assinado na última semana, vai beneficiar diretamente 114 motoristas de táxis que fazem a viagem entre Ouro Preto e Belo Horizonte. Eles poderão circular por todas as pistas do MOVE, com exceção das faixas da avenida Vilarinho e do Viaduto Leste. Com isso, eles evitarão os engarrafamentos comuns nas vias comuns e chegarão mais rápido aos seus destinos, como os aeroportos da Pampulha e de Confins, o Terminal Rodoviário e a área hospitalar.
Para ter acesso às pistas do MOVE, os taxistas de Ouro Preto devem estar cadastrados no Ourotran e ter seus dados e placas enviados para o banco de dados da BHTrans. Caso contrário, eles estarão sujeitos à multa. Além disso, eles não podem pegar passageiros em Belo Horizonte, apenas em Ouro Preto.
A gerente de Transporte e Trânsito do Ourotran, Leidiana de Fátima Gonçalves, ressalta a importância do convênio para os taxistas de Ouro Preto:
“Essa é uma conquista que vai dar mais agilidade e segurança nas viagens entre as duas cidades e ainda promover um número maior de corridas durante o dia”, afirma.
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que as faixas onde os táxis podem circular na cidade estão disponíveis nos links abaixo:
- http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1211372
- http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1218874
- https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/informacoes/transportes/taxi/taxi-na-pista-do-move
Para mais informações, os taxistas de Ouro Preto podem entrar em contato com o Ourotran, que fica na rua Mecânico José Português, 167, São Cristóvão, ou pelo telefone (31) 3559-3252.