Ação preventiva contra escorpiões é realizada em Itabirito

Por Redação Agito Mais

Moradores do bairro Boa Viagem recebem orientações e materiais após acidente com escorpião. Foto instruindo os moradores.
Moradores do bairro Boa Viagem recebem orientações e materiais após acidente com escorpião. Foto = reprodução PMI.
COMPARTLHE:
WhatsApp

A Secretaria de Saúde de Itabirito, na região central de Minas Gerais, em parceria com a Vigilância Ambiental, promoveu uma ação de prevenção a escorpiões no bairro Boa Viagem nesta semana. A iniciativa foi motivada pelo registro de um acidente com escorpião em uma residência no bairro.

Os moradores receberam materiais informativos e de prevenção, além de orientações sobre como evitar a presença dos animais peçonhentos em suas casas. Segundo a secretária de Saúde, Cleusa Claudino, os escorpiões podem causar a morte se a vítima da picada não for socorrida a tempo. Ela alertou que os inseticidas não são eficazes contra eles e que é preciso redobrar o cuidado nessa época do ano.

O escorpião amarelo é o mais comum em Itabirito. Ele se adapta facilmente ao ambiente urbano e se reproduz principalmente na primavera e no verão. Ele se esconde em locais úmidos e escuros e pode invadir as residências durante o período chuvoso, quando seus abrigos são inundados.

Para evitar o contato com os escorpiões, algumas medidas são recomendadas, como fechar as tampas dos ralos, vedar frestas de muros, paredes e pisos, evitar acúmulo de entulho e examinar roupas e calçados antes de usá-los.

Em caso de acidentes, a Vigilância Ambiental orienta que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima e informe ao médico os dados referentes ao ocorrido. O telefone para mais informações é (31) 3561-4033.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *