Aedes Aegypti: além da Dengue, você sabe quais doenças esse mosquito transmite? Veja;

Por Redação Agito Mais

Casos de dengue, chikungunya e zika disparam no estado e preocupam autoridades de saúde.
Casos de dengue, chikungunya e zika disparam no estado e preocupam autoridades de saúde. Foto = reprodução Prefeitura de Aberlado Luz.
COMPARTLHE:
WhatsApp

O estado de Minas Gerais está enfrentando uma situação de emergência devido ao aumento de casos de Dengue, chikungunya e zika. Até a última segunda-feira (29 de janeiro de 2024), foram registrados 23.389 casos de dengue — um aumento de 103% em uma semana. Havia uma morte confirmada e outras 35 em investigação. Com relação a Chikungunya, eram 6.206 casos confirmados, um óbito confirmado e dois em investigação. Um caso de zika havia sido confirmado.

A incidência das doenças arboviroses no Brasil cresce no verão, quando o tempo fica mais quente e úmido, além das chuvas, que podem ocasionar em áreas de água parada, foco para criação do Aedes aegypti. Embora sejam doenças com sintomas semelhantes, há diferenças, principalmente na incidência de determinadas respostas do corpo infectado.

Dengue

A dengue é a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Existem três sorotipos conhecidos: os tipos 1, 2, 3 e 4. Os dois primeiros são os mais frequentes no Brasil. Uma pessoa, quando infectada pelo vírus, adquire resistência contra esse tipo. Mas continua imune aos demais.

Em uma segunda infecção, as chances de complicação aumentam, inclusive de hemorragias.

Chikungunya

A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores se concentram principalmente nas articulações, diferentemente da dengue, que causa dores predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas, contudo, as dores articulares podem permanecer por vários meses.

Zika

A zika é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que as citadas anteriormente, olhos avermelhados e coceira característica. Devido aos sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80 das pessoas infectadas não desenvolve manifestações clínicas.

A doença, no entanto, causa sérios problemas em gestantes e seus bebês, tais como a microcefalia. Além disso, a zika se relaciona com uma síndrome neurológica que causa paralisia, chamada de Síndrome de Guillain-Barré.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir casos de dengue, chikungunya e Zika é manter os cuidados para evitar focos do mosquito Aedes aegypti.

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; Manter caixas d’agua bem fechadas; Remover galhos e folhas de calhas;

  • Leia também:

Dengue e Chikungunya: Minas Gerais declara emergência em saúde pública

  • Leia mais:

Vacina contra Dengue pelo SUS: veja as 22 cidades de MG que vão receber as doses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *