Escolas estaduais de Minas Gerais se preparam para receber os alunos em 2024

Por Redação Agito Mais

Unidades escolares passam por reformas e ações de acolhimento para garantir um ambiente saudável e humanizado.
Unidades escolares passam por reformas e ações de acolhimento para garantir um ambiente saudável e humanizado. Imagem meramente ilustrativa. Foto = divulgação internet.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Com o fim das férias escolares se aproximando, a expectativa dos estudantes cresce em relação ao retorno às aulas no dia 5 de fevereiro de 2024, marcando o início do ano letivo de 2024. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está investindo na revitalização das escolas estaduais, tornando-as mais bonitas, coloridas e acolhedoras para receber os alunos.

Obras e Projetos

Nesse período, estão sendo realizadas diversas intervenções nas estruturas dos prédios escolares, incluindo pinturas, troca de telhado, capina, limpeza de caixa d’água, poda de árvores, substituição de janelas, portas, fechaduras e reformas em banheiros e refeitórios. No total, 547 projetos estão em execução e 1.087 obras estão em andamento na rede estadual de ensino.

Segundo o subsecretário de Administração da SEE-MG, José Roberto Avelar, ao longo dos últimos anos, foram investidos cerca de R$1 bilhão na manutenção, reforma e ampliação das unidades escolares. Essas intervenções visam proporcionar um ambiente saudável e humanizado tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar.

Orientações para o Início do Ano Letivo

Para auxiliar os gestores escolares na preparação para o ano letivo, a SEE criou o “Guia de Orientações para o início do ano letivo”, fornecendo diretrizes estratégicas para garantir um retorno acolhedor e significativo para servidores e estudantes. Além disso, as escolas receberam o formulário diagnóstico “Monitoramento – Início do Ano Letivo 2024”, com um checklist de preparação.

Exemplo de Melhoria

A Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva, em São Joaquim de Bicas (RMBH), está passando por melhorias durante as férias escolares. O diretor da instituição, Leandro Eustáquio da Silva Sá, relata que o prédio antigo, com 73 anos, está sendo transformado. Mudanças na cor das paredes, seguindo a paleta de cores do uniforme, trazem uma nova identidade visual à escola, tornando-a mais atrativa e alegre.

Acolhimento e Desafios

As escolas também receberam atualizações nas Orientações de Acolhimento para o início do ano letivo de 2024, bem como o Guia de Fortalecimento das Aprendizagens e uma carta do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga. O objetivo é criar um ambiente saudável, leve e acolhedor, proporcionando 200 dias letivos de aprendizado significativo e enriquecedor para os estudantes.

Maria Victoria Rodrigues Alfena, de 14 anos, está ansiosa para começar o nono ano na Escola Estadual João Rezende, em Uberlândia. Seus irmãos mais novos também estudam na mesma unidade, e todos aguardam com expectativa o início das aulas.

Uma resposta

  1. Como ficou a situação da escola Industrial? Ano passado tiveram que antecipar as provas pq uma casa estava ameaçando desabar sentido à escola. Isso foi resolvido? A escola está em segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *