Morre Michael Gambon, o Dumbledore de “Harry Potter”, aos 82 anos

Por Redação Agito Mais

Ator britânico faleceu no hospital após um ataque de pneumonia, segundo a família. Foto do personagem em Harry Potter.
Ator britânico faleceu no hospital após um ataque de pneumonia, segundo a família. Foto = reprodução IMDB.
COMPARTLHE:
WhatsApp

O mundo do cinema e do teatro está de luto pela morte de Michael Gambon, o ator britânico que deu vida ao personagem Alvo Dumbledore na saga “Harry Potter”. Ele tinha 82 anos e faleceu nesta quinta-feira, 28 de setembro de 2023, no hospital, vítima de uma pneumonia.

A notícia foi confirmada pela família do ator em um comunicado divulgado pela agente de relações públicas Clair Dobbs:

“Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz o texto.

Gambon era considerado um dos maiores atores de sua geração, com uma carreira de mais de 50 anos no teatro, na TV e no cinema. Ele começou a atuar no palco no início dos anos 1960 e ganhou vários prêmios por seus papéis em peças como “The Caretaker”, “Betrayal” e “King Lear”. Na TV, ele se destacou em séries como “The Singing Detective”, “Maigret” e “The Casual Vacancy”. No cinema, ele participou de filmes como “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, “O Discurso do Rei” e “As Horas”.

Mas foi como o diretor da escola de magia de Hogwarts, Alvo Dumbledore, que ele se tornou conhecido mundialmente. Ele assumiu o papel a partir do terceiro filme da franquia, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, substituindo o ator Richard Harris, que morreu em 2002. Ele interpretou o personagem até o último filme, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”, em 2011.

O ator recebeu o título de cavaleiro da rainha Elizabeth II em 1998, por seus serviços às artes dramáticas. Ele também foi nomeado comandante da Ordem do Império Britânico em 1992.

O ator deixa a esposa, Anne, com quem era casado desde 1962, e três filhos: Fergus, William e Michael. Ele também teve um relacionamento de 18 anos com a atriz Philippa Hart, com quem teve dois filhos: Tom e Will.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *