Vacinação contra meningite é ampliada em Ouro Preto

Agora, todas as pessoas não vacinadas com 16 anos ou mais podem ir até as Unidades Básicas de Saúde até o dia 30 de abril para receberem a dose.

Por Redação Agito Mais

Vacinação contra meningite é ampliada em Ouro Preto. Criança com a doença.
Imagem meramente ilustrativa de uma criança com meningite. Foto = reprodução internet
COMPARTLHE:
WhatsApp

Ouro Preto Mg = A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, por infecção por vírus ou bactérias; mas outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos. Uma das principais formas de se contaminar com a meningite é por meio de alimentos, água e objetos contaminados. Os sintomas da meningite podem ser bastante característicos, como dor de cabeça intensa, febre, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos. A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da meningite bacteriana.

A Prefeitura de Ouro Preto, Minas Gerais ampliou o público-alvo da vacinação contra a meningite. Agora, todas as pessoas não vacinadas com 16 anos ou mais podem ir até as Unidades Básicas de Saúde até o dia 30 de abril para receberem a dose.

As vacinas estão disponíveis em todas as UBS da sede e dos distritos. Para vacinar é preciso levar o Cartão de Vacinação, documento de identificação e documento que comprove vínculo com a instituição de ensino.

A vacina contra a meningite meningocócica C está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos 3 e 5 meses de vida, com reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Além disso, atualmente, são indicadas também para adolescentes de 11 e 14 anos.

Outras medidas para ajudar a prevenir a meningite é a Higienização das mãos; Higienização do ambiente; Ventilação do ambiente e cuidado com os alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *