A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciou, nesta quarta-feira (27 de dezembro de 2023), uma operação preventiva de trânsito em todo o Estado, com o objetivo de combater os “rolezinhos de moto”, que consistem em manobras arriscadas e barulhentas realizadas por motociclistas em vias públicas.
Segundo a PMMG, esse tipo de crime bateu recorde de chamadas no feriado de Natal, com mais de duas mil ocorrências registradas. Para coibir essa prática, a operação contará com o apoio de aeronaves e um efetivo de mais de 300 militares, que vão atuar em aglomerados e rodovias. A ação vai se estender até o início de 2024.
O coronel Godinho, comandante da PMMG, afirmou que a operação visa frear essa modalidade criminosa no Estado e garantir a segurança e a tranquilidade da população. Ele disse que as pessoas que forem flagradas empinando motocicleta serão presas e responderão perante à Justiça. Ele também alertou para as penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para esse tipo de infração, que incluem multa, suspensão ou proibição de dirigir, e até detenção.