Ouro Preto: UFOP emite nota esclarecendo incidentes com comida

Foram apresentadas questões relacionadas ao contrato e à atuação da empresa responsável pelo fornecimento de almoço e jantar nas três unidades.

Por Redação Agito Mais

Ouro Preto: UFOP emite nota esclarecendo incidentes com comida. Imagem meramente ilustrativa.
A UFOP esclareceu os incidentes via nota. Foto = reprodução Internet
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Ouro Preto Mg = Há algum tempo, alguns estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto vem reclamando sobre a qualidade da comida fornecida na hora do almoço e no jantar em suas três unidades, dentre os questionamentos estão as péssimas condições que o alimento lhe é servido além de em alguns casos, os alunos encontraram larvas, fezes e até pedras na comida.

Em nota, a Coordenadoria de Restaurantes da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) explicita algumas questões relacionadas ao contrato e à atuação da empresa responsável pelo fornecimento de almoço e jantar.

Segundo, os alimentos hortifrutigranjeiros passam por um processo de desinfecção antes do preparo, até mesmo aqueles que passarão posteriormente pela cocção. A higienização é realizada com produto à base de cloro, ficando os alimentos imersos de 10 a 15 minutos e depois sendo lavados em água corrente. Tanto esse trabalho quanto a seleção dos grãos é feita manualmente, o que aumenta o risco de passar alguma sujidade. No caso do feijão, por exemplo, são preparados cerca de 200 quilos diariamente.

O contrato da UFOP com a empresa que realiza o preparo e disponibilização dos alimentos não define a quantidade de profissionais necessários à execução do trabalho, somente o perfil e a nomenclatura dos postos de trabalho, como prevê a Lei de Licitações.

Para acompanhar a execução do contrato, três servidoras efetivas da Universidade realizam dois checklists a cada quinzena, tendo como referência o Instrumento de Medição de Resultados (IMR). São verificados 45 itens, distribuídos em 5 grandes áreas, rotinas de serviço, qualidade da refeição transportada, planejamento, organização das refeições, coordenação das atividades técnicas operacionais e saúde dos trabalhadores e gêneros da agricultura familiar.

A fiscalização é feita com a atribuição de notas para os processos, que variam entre 6,75 (insatisfatório) e 9,0 (muito bom). Com base na média apurada, é definido o faturamento do serviço, podendo haver descontos no valor pago pela UFOP, relacionados a deficiências apontadas.

De acordo com a universidade, a atual empresa obteve a maior nota possível na primeira avaliação e, na segunda, a média caiu para 7,18, resultando em um abatimento de 10% no valor a ser pago pelas 33.135 refeições disponibilizadas na primeira quinzena de maio.

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