Os moradores de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, não tiveram sossego no feriado desta segunda-feira (25 de dezembro de 2023). O Agito Mais foi procurado por várias pessoas que reclamaram do barulho das motos com escapamentos adulterados ou sem silenciador, maior parte das denúncias são do bairro Agostinho Rodrigues. Segundo eles, o ruído é tão alto que impede a comunicação dentro de casa e causa sofrimento aos acamados.
Uma moradora, que não quis se identificar, disse ao Agito Mais que já ligou para a Polícia Militar, mas não obteve solução até o fechamento desta reportagem. Ela afirmou que a corporação informou que já recebeu várias denúncias sobre o caso, mas não esclareceu o que está sendo feito. A reportagem também tentou contato com a Sala de Imprensa da PM, mas não teve retorno.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que conduzir veículo com o escapamento ou outra característica alterada é infração grave. A multa é de R$ 195,23, mais cinco pontos na carteira, e o veículo fica retido até a regularização. A mesma punição se aplica a quem conduzir veículo com descarga livre ou com o silenciador do motor estragado ou em desuso.
Para medir o nível de ruído, o agente policial precisa usar um aparelho chamado decibelímetro. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece os limites de ruídos nas proximidades do escapamento para veículos automotores. Para motos fabricadas até 1998, o limite é de 99 decibéis (db). Para as fabricadas a partir de 1999, o limite varia entre 75 e 80 db, conforme a cilindrada.
Além de ilegal, o barulho das motos prejudica a saúde auditiva das pessoas e do próprio condutor, bem como o meio ambiente, pois aumenta a emissão de fumaça. Também desrespeita o bem-estar comum de todos, tirando a paz e a tranquilidade da sociedade.
Antes de modificar o escapamento da sua moto, pense nas consequências legais e morais que pode enfrentar, além de poder ser preso e responder por crime ambiental, dependendo do caso.
Respostas de 12
Boa noite, aqui em amarantina no bairro riacho não foi diferente um inferno essa madrugada de 24 prz 25 2 motos que parece ter vindo do inferno pra perturbar a madrugada inteira ligamos 190 mas não tivemos êxito pois nem atenderam as ligações
Aqui em Ouro Preto também está ocorrendo, estamos sem saber o que fazer pois a maioria dos motoqueiros com ânimos alterados. Difícil 😕
É a segunda vez que esses motoqueiros sem noção, perturbam o sossego das pessoas aqui em Itabirito.. quem organizou este “evento” deveria ser empático com as pessoas idosas, acamadas, os recém nascidos, os animais e, a nós meros mortais que não concordamos com essa barulheira do inferno!! Nem televisão dava pra assistir, muito menos conversar em casa..
Infelizmente é tapar os ouvidos e fazer o L.
Estou passando um período aqui na cidade de Itabirito por motivo de trabalho,e sinceramente nunca vi em outra cidade uma coisa tão absurda como o que venho vendo.
Ontem foi um exemplo disso muito barulho por parte das motos,e pessoas pilotando sem capacete.
Uma dica galera, joguem óleo ou areia na rua e deixem a gravidade fazer o serviço de controle de barulho…
Aqui no bairro itaubira não foi diferente, um barulho do inferno, muita moto com escapamento adulterado e ninguém faz nada.
O 🚔🚔 me ajuda aí, cadê a guarda municipal.
Faz o l que resolve
O engraçado é que nossa amada PM só prende moto de trabalhador com as mãos calejadas
É barulho das motos e som alto lá no Bairro:Padre Eustaquio o dia todo ,ridículo isso!
Acho que a polícia,tem quer dar um jeito com urgência nessa situação,pois já está virando cidade sem lei!!
nu meu bairro aqui em Mariana foi a mesma coisa não tivemos sossego meu bairro é a vila São Vicente passagem de Mariana
Aqui no bairro Tupi, Belo Horizonte foi a mesma coisa, parece que vieram do inferno, não tem respeito por ninguém, quando a polícia prende ai aparece os defensores dos coisas ruim.
Ida