O Orkut, uma das primeiras e mais populares redes sociais do mundo, faria 20 anos nesta semana se ainda estivesse no ar. Lançada em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten, a plataforma foi um sucesso entre os internautas brasileiros, que se divertiam com as funcionalidades e os jogos do site.
O Orkut permitia aos usuários enviar depoimentos, ver quem visitou o seu perfil, participar de comunidades sobre os mais variados assuntos e jogar games como Colheita Feliz, BuddyPoke e Café Mania. Muitos desses recursos não são encontrados em aplicativos atuais, como Facebook, Twitter e Instagram.
A rede social do Google chegou a ter mais de 300 milhões de usuários no mundo, sendo 30 milhões só no Brasil. No entanto, em 30 de setembro de 2014, o Orkut foi desativado, dando lugar a outras plataformas mais modernas e interativas.
Apesar disso, o site orkut.com ainda está ativo, com uma mensagem enigmática do seu fundador, que diz que está construindo algo novo e que verá os usuários em breve. A mensagem, que está no ar há três anos, gerou especulações sobre uma possível volta do Orkut, que ainda é lembrado com carinho e nostalgia pelos brasileiros.
Quem acessa o site também pode relembrar algumas das comunidades mais famosas do Orkut, como “Respondo ao Boa Noite do JN”, “Eu ganho prêmios no banho” e “Odeio maçã farinhenta”. Infelizmente, não é mais possível recuperar as fotos e os depoimentos da antiga rede social, que foram disponibilizados pelo Google até 2016.