O Condomínio Bosque da Ribeira, em Nova Lima, na Região metropolitana de Belo Horizonte, emitiu um alerta nesta sexta-feira (19 de janeiro de 2024) após uma onça-parda ter sido vista nas proximidades da piscina do Clube Campestre. O comunicado reforça que caso a pessoa se depare com o animal silvestre não é recomendando dar as costas e nem correr, comportamentos que remetem a uma ‘presa’.
De acordo com o comunicado, os felinos foram vistos no último sábado (20 de janeiro) por um morador do Vila Alpina, condomínio vizinho. No domingo (21 de janeiro), uma onça também foi vista perto da portaria do Condomínio Estância Serrana. Em outubro de 2023, o mesmo condomínio alertou os moradores para a presença dos felinos.
Para evitar um possível encontro entre moradores e as onças-pardas, a direção do condomínio publicou um comunicado com algumas medidas de segurança contra animais silvestres. Entre as recomendações, destaque para que as pessoas não andem sozinhas e verifiquem possíveis rastros das onças-pardas como pegadas ou até fezes. Além disso, o comunicado orienta que as pessoas não cheguem perto de carcaças de animais mortos (principalmente se não houver urubus no local) e que conversem com vizinhos sobre o avistamento recente de onças-pintadas ou pardas.
Se você encontrar uma onça-parda, evite a aproximação, mantenha distância e se afaste de forma devagar e para trás, sempre mantendo contato visual. Seguir essas orientações pode ajudar a garantir a segurança dos moradores e dos animais silvestres.