A cidade de Dom Joaquim, na região do Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, enfrentou uma situação de emergência na última terça-feira (23 de janeiro de 2024), quando uma barragem que fica no ribeirão Folheta transbordou por causa da chuva forte que caiu na região.
Segundo a Defesa Civil Estadual, a chuva durou até a madrugada de quarta-feira (24 de janeiro) e elevou o nível do reservatório da barragem, que não suportou a pressão da água e extravasou. A Defesa Civil informou que a estrutura da barragem não foi comprometida e que não há risco de rompimento.
No entanto, o transbordamento da barragem causou transtornos para os moradores de Dom Joaquim, que viram as ruas próximas à barragem ficarem alagadas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água invadindo casas e comércios, carros sendo arrastados e pessoas ilhadas.
A Defesa Civil Estadual disse que está monitorando a situação e que o nível da barragem já diminuiu com a redução da chuva. Ainda não há um balanço dos danos causados pelo transbordamento.