Prefeitura de Itabirito beneficia agricultores com distribuição de calcário

Por Redação Agito Mais

Material ajuda na correção e na fertilização do solo para o cultivo de plantações. Foto da equipe da PMI trabalhando com o calcario.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Os agricultores de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, terão uma oportunidade de melhorar a qualidade do solo de suas propriedades rurais. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, vai distribuir calcário gratuitamente aos agricultores familiares e subsidiar 60% do valor para os demais produtores.

O calcário é um material que corrige a acidez do solo, aumentando o PH e favorecendo o desenvolvimento das plantas. Além disso, o calcário fornece dois nutrientes essenciais para as culturas: o cálcio e o magnésio. Segundo o secretário de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Rainer Cardoso, a utilização do calcário nas propriedades rurais é uma forma de aumentar a produtividade e a rentabilidade dos agricultores.

A distribuição do calcário será realizada até o fim deste mês, com frete gratuito para entrega na propriedade. Cada agricultor familiar terá direito a até 14 toneladas do material, que é a quantidade média necessária para a correção do solo, de acordo com um levantamento feito pela equipe técnica da secretaria.

Os agricultores que não se enquadram na categoria de agricultura familiar poderão adquirir até 21 toneladas de calcário, com um desconto de 60% no valor. O preço por tonelada, que é de R$ 138,00, cairá para R$ 55,20. Os agricultores familiares que precisarem de mais de 14 toneladas também poderão comprar o excedente, até o limite de 21 toneladas, pelo mesmo preço.

Os agricultores interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, pelo telefone (31) 3561- 4114. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Itabirito para apoiar e incentivar os produtores rurais do município.

Uma resposta

  1. Eu só queria entender como jogar quatorze toneladas de calcário como média para correção do solo;foi feito análise do solo?Pois o indicador para calagem e adubação é a análise do solo,ou eu estou errado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *