A 1º Ten Ulli Cristina Bernardo Gomes, aspirante à oficial de 2020, será a primeira oficial feminina da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a participar do curso de instrutor da Escola de Equitação do Exército, na cidade do Rio de Janeiro. O curso, conhecido como “Espora Dourada”, é uma pós-graduação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com duração de aproximadamente seis meses no formato EAD e 10 meses presenciais com dedicação exclusiva.
Desde 1965, a PMMG envia oficiais para o referido curso, que é muito concorrido e tem poucos “Esporas Douradas” existentes na instituição. O curso é importante para o bom desenvolvimento das atividades do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT), que vai desde a habilitação de militares para o policiamento montado, na iniciação do animal para a referida atividade, compreensão dos equipamentos necessários, dentre vários outros, para o bom assessoramento à Unidade de Cavalaria.
O curso tem origem na Escola de Equitação na cidade de Saumur, na França, que realizou um intercâmbio de instrução no Brasil em 1920. A disciplina Saltadores é uma das heranças mais tradicionais que unem as duas escolas.
A 1º Ten Ulli já realizou diversos treinamentos complementares visando aperfeiçoar-se no cumprimento da missão, dentre os quais: Patrulhamento em local de Alto Risco (PLAR) realizado pelo BOPE; Estágio Básico de Operador em Controle de Distúrbios (EBOCD) realizado pelo Batalhão de Choque; Curso de Tiro Defensivo realizado pela Academia de Polícia Militar (APM); Curso de Técnicas de Abordagem e Imobilização de Pessoas realizado pela APM; Curso de Técnicas de Condução de Viaturas Operacionais realizado pela APM; Curso de Técnicas de Condução de Motocicletas Operacionais realizado pela APM; Curso de Técnicas de Condução de Viaturas Blindadas realizado pela APM; Curso de Técnicas de Condução de Viaturas de Emergência realizado pela APM; Curso de Técnicas de Condução de Viaturas de Transporte de Presos realizado pela APM; Curso de Técnicas de Condução de Viaturas de Escolta e Segurança realizada pela APM.