A Prefeitura de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, em ação coordenada pela Secretaria de Saúde, lançou a campanha de vacinação contra a gripe mais cedo este ano, em resposta ao aumento dos casos de vírus respiratórios. A campanha, que normalmente ocorre entre abril e maio, tem como objetivo reduzir as complicações e mortalidade associadas ao vírus Influenza.
Em 2023, foram registrados 549 casos graves e 51 óbitos por Influenza, e já em 2024, Minas Gerais contabiliza 11 casos e uma morte. A superintendente da atenção primária, Márcia Souza, enfatiza a importância da vacinação para prevenir a sobrecarga dos serviços de saúde e as complicações da doença.
Grupos Prioritários
Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, profissionais da educação, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Vacinação Gratuita
A vacinação é gratuita e disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde. É necessário apresentar cartão de vacina e documento com foto. O Vacimóvel também oferecerá a vacina, com datas e horários divulgados nas redes sociais da Prefeitura. A meta é vacinar mais de 8,7 milhões de pessoas em Minas Gerais até o dia 31 de maio. Nesta sexta-feira, 22 de março, o Vacimóvel estará em Marzagão, das 9h às 11h30.
- Leia também:
Vacimóvel 2024: a saúde vai até você; confira a rota de vacinação em Itabirito