Vereadores entregam livro sobre a história da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana

Por Redação Agito Mais

Obra resgata a memória da primeira sede do legislativo mineiro e mostra as intervenções realizadas na edificação do século XVIII. Foto dos representantes.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Em Mariana, na região Central de Minas Gerais, na tarde desta segunda-feira (18 de dezembro de 2023), os vereadores Fernando Sampaio (PSB) e Manoel Douglas (PV), junto ao vereador licenciado Marcelo Macedo (MDB), realizaram a entrega de exemplares do livro “Restauro e História do Prédio da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana” para representantes da imprensa local. O livro, lançado em outubro, resgata a história da sede da primeira Casa de Câmara e Cadeia de Minas Gerais e do processo de restauro, quando toda a estrutura da edificação setecentista e seus elementos artísticos passaram por intervenções.

O evento contou com a participação de representantes do Portal Ângulo, O Espeto, O Liberal, Ponto Final, Território Notícias e da Rádio Mariana. A ação, nas palavras do vereador Manoel Douglas, demonstra o reconhecimento do legislativo ao trabalho prestado pelos veículos à população marianense. Ele deixou ainda o convite para que eles participem de uma visita guiada ao prédio histórico recém restaurado.

O livro, com cerca de 300 páginas, é dividido em partes, de modo a contemplar a história de Mariana, do prédio da Câmara e do Legislativo, e a trajetória do restauro do prédio que teve início em 2020, ilustradas por fotografias e plantas do prédio de 1762 e do restauro. A obra foi organizada pelo historiador marianense, Cristiano Casimiro, e contou com o apoio da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib), que atuou como proponente do projeto, e com patrocínio da Vale.

A obra é um material de estudo valioso para quem deseja conhecer mais sobre a história da cidade e da região. Com o livro, os leitores poderão se aprofundar na história da primeira Casa de Câmara e Cadeia de Minas Gerais e do processo de restauro, que preservou a estrutura da edificação setecentista e seus elementos artísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *