População de Macacos participa de simulado de evacuação da Vale e Defesa Civil

Defesa Civil e Vale realizam exercício para testar medidas de segurança na Zona de Autossalvamento.

Por Redação Agito Mais

A Vale, em colaboração com as autoridades locais, continua comprometida com a segurança da região. Foto meramente ilustrativa.
A Vale, em colaboração com as autoridades locais, continua comprometida com a segurança da região. Foto = reprodução ELPAÍS.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Nova Lima Mg = Nesta quarta-feira (20), a partir das 10h, os moradores e visitantes do distrito de Macacos, em Nova Lima, região Metropolitana de Belo Horizonte, se reunirão para participar de um simulado prático de evacuação em resposta a possíveis desastres naturais na região. O evento, coordenado pela Defesa Civil de Nova Lima, visa preparar a comunidade para situações de emergência e testar os protocolos de evacuação em caso de eventos como enchentes, deslizamentos de terra e outros desastres naturais.

Treinamento para Emergências Naturais

A Zona de Autossalvamento, onde se considera não haver tempo suficiente para a intervenção das autoridades em situações de emergência, será o foco principal deste simulado. Esta área abrange diversos locais, incluindo o Condomínio Pasárgada, Condomínio Ecoville III, Parque do Engenho, Rua Dona Maria da Glória, Rua Nova Lima, Rua São Luiz e propriedades rurais adjacentes à Rua São Luiz.

Simulação Realista

Às 10h desta quarta-feira, será acionado o toque real das sirenes, acompanhado de uma mensagem informando que se trata de um simulado. Quando o alerta sonoro for ouvido, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro mais próximos, locais seguros e protegidos de risco. Esta ação proporcionará à comunidade a oportunidade de se familiarizar com os procedimentos de evacuação e garantir que todos estejam preparados para responder eficazmente a situações de emergência.

Compromisso com a Segurança

A Vale, em colaboração com as autoridades locais, continua comprometida com a segurança da região. A empresa realiza monitoramento contínuo de suas principais barragens, por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) operados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, as barragens recebem inspeções regulares de equipes internas e externas, garantindo a pronta ação em caso de necessidade de medidas preventivas ou corretivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *