Em 2024, a Casa de Música de Ouro Branco, na Região Central de Minas Gerais, celebra o 10º aniversário do seu aclamado Festival de Violoncelos. De 23 a 30 de março, a cidade será palco de uma série de eventos musicais, incluindo cursos, workshops, palestras e concertos em Ouro Branco, Ouro Preto e Belo Horizonte.
Este ano, o festival adota o tema “Festival das Nações”, refletindo a diversidade dos músicos participantes, vindos de várias partes do mundo. Além disso, 53 estudantes talentosos foram escolhidos para participar de workshops e master classes.
Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música e diretora geral do festival, destaca a importância do intercâmbio cultural:
“Nosso festival sempre contou com a participação de convidados internacionais, bem como uma parceria duradoura com músicos brasileiros. Este ano, decidimos celebrar essa troca cultural e afetiva com o tema Festival das Nações. Acredito que a troca de conhecimentos é essencial para a formação musical, tanto para os alunos brasileiros quanto para os estrangeiros”, afirma.
O evento contará com a direção artística do renomado violoncelista Matias de Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha), e a presença de outros violoncelistas de renome, incluindo Márcio Carneiro (Brasil/Suíça), Kayami Satomi (Brasil), Eduardo Swerts (Brasil), Fábio Presgrave (Brasil), Victoria Saldarini (Bélgica/Itália), Elisabeth Fürniss (Alemanha), Núria Rosa Muntañola (Espanha), Hugo Pilger (Brasil), Maria Eduarda Canabarro (Brasil), Milene Jorge Aliverti (Brasil) e Risa Adachi (pianista – Japão).
A programação de concertos começa no sábado, 23 de março, às 19h, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco. As violoncelistas Elisabeth Fürniss, Victória Saldarini, Núria Rosa Muntañola, Maria Eduarda Canabarro e Milene Jorge Aliverti se apresentarão, acompanhadas pela pianista Risa Adachi. O repertório escolhido destaca a versatilidade do violoncelo, com obras de compositores como Ludwig van Beethoven, Gioachino Rossini, David Popper, Rita Lee, Sivuca, entre outros.
No domingo, 24 de março, às 19h, o Dolceduo, um grupo hispano-brasileiro formado pelas violoncelistas Nuria Muntañola e Milene Aliverti, se apresentará no auditório do Hotel Verdes Mares, em Ouro Branco. O duo apresentará um programa que vai do barroco à música contemporânea.
A programação continua ao longo da semana com uma série de concertos, culminando com o “Concerto das Nações” em Belo Horizonte na terça-feira, 26 de março, e o encerramento do 10º Festival de Violoncelos no sábado, 30 de março, em Belo Horizonte, às 16h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade.
Com exceção do Concerto das Nações, que será para convidados, todas as apresentações têm entrada gratuita. Além da programação de concertos, o festival conta com oficinas, masterclasses, ensaios diários da JOOB e do Ensamble, além de palestras. Essas atividades são realizadas no IFMG e no Hotel Verdes Mares, das 9h às 17h. A entrada é exclusiva para os participantes e credenciados.