A Arquidiocese de Mariana , na Região Central de Minas Gerais, está de luto pela morte do Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra Oliveira, o padre mais antigo da região. Ele faleceu na madrugada deste sábado (17 de fevereiro de 2024), aos 103 anos de idade, após uma vida dedicada ao ministério sacerdotal.
Agostinho foi ordenado padre em 26 de novembro de 1944, pelo arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Ele exerceu seu ofício em três paróquias: São Gonçalo, em Acaiaca, Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, e Cristo Rei, em Ouro Preto, onde foi o primeiro pároco.
O vigário geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Enzo dos Santos, expressou seu pesar pela morte do cônego e disse que ele viveu seus últimos dias “em paz e pacientemente”. Ele também agradeceu os serviços prestados pelo religioso: “seremos eternamente gratos pelo querido Cônego Agostinho, pelo sorriso que sempre transmitiu com alegria e esperança a tanta gente, pelas mãos que acalentaram e perdoaram. Deus o recompense por tudo”.
O velório do Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra Oliveira começou às 9h da manhã deste sábado na Matriz Cristo Rei, em Ouro Preto. Ele será sepultado ao lado dos pais, em horário e dia a serem definidos.
Nas redes sociais, fizeram homenagem ao Padre, veja;
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Paróquia Cristo Rei – Ouro Preto/MG ® (@cristoreiouropreto)