Uma família composta por três adultos e uma criança de 11 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) após ficar ilhada em uma trilha no Parque Nacional da Serra do Gandarela, em Rio Acima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde de sábado (13 de janeiro de 2024).
Segundo o CBMMG, a família foi surpreendida pela elevação do nível do Ribeirão Viana, que corta a trilha para a Cachoeira do Índio, onde eles estavam. A chuva forte nas cabeceiras das cachoeiras fez com que o ribeirão transbordasse e impedisse a passagem dos visitantes.
Os bombeiros foram chamados por volta das 15h30 e enviaram o helicóptero Arcanjo 06 para localizar o grupo. No entanto, o mau tempo impediu que a aeronave pousasse e foi necessário acionar uma equipe terrestre para fazer o resgate.
Os militares entraram na trilha pelo lado da Cachoeira do Viana e enfrentaram uma mata fechada até chegar ao local onde a família estava. Eles usaram equipamentos de proteção individual e um facão para abrir caminho. A cerca de 200 metros do ponto de partida, eles encontraram o grupo e o conduziram com segurança até uma corda ancorada em uma árvore, que serviu de apoio para o percurso íngreme.
A família foi levada até o seu carro particular, sem nenhum ferimento. O CBMMG alerta para os riscos de visitar áreas naturais em dias de chuva e recomenda que os turistas sigam as orientações dos órgãos responsáveis.