Itabirito inicia plano para preservar a Mata Atlântica

Por Redação Agito Mais

Oficinas vão definir ações para proteger, conservar e recuperar o bioma no município. foto da reunião.
Oficinas vão definir ações para proteger, conservar e recuperar o bioma no município. Foto = reprodução PMI.
COMPARTLHE:
WhatsApp

A Prefeitura de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, realizou nos dias 4 e 5 de outubro de 2023 a primeira oficina para elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O objetivo é de que o plano se torne um projeto de lei que regulamente e preserve o bioma no município.

O PMMA vai abordar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica em Itabirito, com base no diagnóstico da vegetação remanescente, nas causas de desmatamento e nas formas de utilização sustentável da vegetação. O plano também vai identificar as áreas prioritárias para conservação e recuperação do bioma.

A oficina foi realizada na Sala Verde do Parque Ecológico e contou com a participação da Masterplan, empresa contratada para a elaboração do plano. A empresa apresentou uma análise sobre Itabirito, abordando o bioma, as mudanças no perfil de uso do solo e os impactos das mudanças climáticas no contexto do município.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite, destacou que a oficina é uma importante etapa da construção do plano, que vai fortalecer as políticas públicas ambientais:

“Vamos gerar um plano de ação estratégico, norteando passo a passo o desenvolvimento de uma política de meio ambiente em prol da Mata Atlântica”, afirmou.

A programação prevê mais três encontros para definir as ações visando à gestão territorial do bioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *