Barragem B3/B4 da Vale em Macacos tem nível de emergência reduzido pela ANM

Por Redação Agito Mais

A estrutura B3/B4, que estava em nível 2 desde 2019, teve 85% do seu conteúdo removido e agora está em nível 1, mas a área de risco continua evacuada. Foto ilustrativa da barragem.
A estrutura B3/B4, que estava em nível 2 desde 2019, teve 85% do seu conteúdo removido e agora está em nível 1, mas a área de risco continua evacuada. Foto = noticiasdemineracao
COMPARTLHE:
WhatsApp

A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou na noite dessa segunda-feira (9 de outubro de 2023) que a barragem B3/B4 da mineradora Vale, localizada na Mina Mar Azul, em São Sebastião das Águas Claras “Macacos”, em Nova Lima, região Metropolita de Belo Horizonte, passou do nível 2 para o nível 1 de emergência. Isso significa que a estrutura apresenta uma melhora nas condições de estabilidade e não há risco iminente de rompimento.

A mudança no nível de emergência foi possível graças ao avanço do processo de descaracterização da barragem, que consiste na remoção dos rejeitos armazenados no reservatório. Segundo a Vale, cerca de 85% do conteúdo da B3/B4 já foi retirado por equipamentos operados de forma remota, sem a presença de trabalhadores na área de risco. A previsão é concluir a descaracterização da estrutura em 2025.

No entanto, a Vale informou que, por determinação conjunta com as Defesas Civis Municipal e Estadual, e em atendimento ao disposto pela ANM, a Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem, que é a área mais próxima da estrutura e que não teria tempo hábil para evacuação em caso de rompimento, deverá permanecer desocupada, como medida preventiva e de segurança. Assim, as famílias que foram retiradas de suas casas em fevereiro de 2019, quando a barragem entrou em nível 2 de emergência, ainda não poderão retornar aos seus lares.

A barragem B3/B4 faz parte das estruturas que foram interditadas após o desastre de Brumadinho, em janeiro de 2019, que deixou 270 mortos e um rastro de destruição ambiental. A Vale afirmou que segue comprometida com a segurança das comunidades e com a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem B1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *