Mariana: ações de prevenção contra a dengue resultam em queda de 80% dos casos

Por Redação Agito Mais

COMPARTLHE:
WhatsApp

Mariana, na região central de Minas Gerais, celebra um marco significativo na luta contra a dengue, graças às iniciativas proativas da Secretaria de Saúde. Desde dezembro de 2023, uma série de medidas foram adotadas para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor da doença.

Durante o verão, período crítico para a disseminação da dengue, a Vigilância Sanitária mobilizou 202 caminhões em operações de limpeza, removendo entulhos de quintais e vias públicas entre janeiro e maio. Paralelamente, 80 agentes de endemia dedicaram-se à inspeção diária de residências, erradicando potenciais criadouros do mosquito.

O sistema de saúde local desempenhou um papel vital, mantendo nove unidades de saúde operacionais aos sábados para atendimento e notificação de casos suspeitos. O uso do fumacê foi estratégico para eliminar mosquitos adultos em zonas de alto risco durante os meses de março a maio. A fiscalização também se intensificou, com 260 notificações e 15 multas aplicadas a proprietários negligentes.

Os esforços conjuntos resultaram em uma redução impressionante de 80% nos casos de dengue, comparando os dados de março com os atuais. Com a chegada do inverno, a expectativa é que os números continuem a cair. Contudo, a Prefeitura enfatiza a importância da continuidade das ações preventivas e do engajamento comunitário na manutenção da limpeza e na comunicação com os agentes de saúde sobre áreas de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *