A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em colaboração com a Prefeitura de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, lançou nesta terça-feira (7 de maio de 2024), um projeto pioneiro voltado para a saúde dos idosos nas Unidades Básicas de Saúde. O programa, que foca em indivíduos com 80 anos ou mais, é parte de um esforço conjunto para melhorar a qualidade de vida dessa população.
Com o nome “Perfil de minerais de idosos e relação com envelhecimento saudável” e “Estudo de indicadores de envelhecimento bem-sucedido”, o projeto reúne uma equipe multidisciplinar de especialistas da UFMG para analisar hábitos de vida, saúde bucal, cognição e biomarcadores de minerais. O objetivo é correlacionar esses dados com práticas de envelhecimento saudável e prevenção de doenças.
Itabirito se destaca com uma população significativa de idosos, dos quais 270 foram selecionados para participar do estudo, baseando-se em critérios de funcionalidade e autonomia. A professora Ann Kristine Jansen, do departamento de Nutrição da UFMG, enfatiza que o projeto vai além da pesquisa, oferecendo orientações valiosas aos participantes e transformando-os em agentes multiplicadores de boas práticas de saúde.
Coordenado por Jansen e pelo professor Rodrigo Ribeiro dos Santos, o projeto prevê um ciclo de coleta de dados e reavaliações, culminando na publicação de artigos científicos dentro de um ano. Itabirito foi escolhido para a pesquisa devido à sua proximidade com Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais, facilitando a execução do projeto pela equipe da UFMG.
Uma resposta
Quero participar do projeto, convidem-me.sou Maria Efigenia ebtenho 84 anosm