Prefeitura de Ouro Preto indeniza famílias deslocadas de área de risco

Por Redação Agito Mais

COMPARTLHE:
WhatsApp

Cinco famílias que moravam em uma área de risco no bairro Taquaral, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, receberam indenizações da Prefeitura na última segunda-feira (5 de fevereiro de 2024). O acordo foi assinado em uma cerimônia no auditório da Prefeitura, que teve a participação do prefeito Angelo Oswaldo, da vice-prefeita Regina Braga, e de outros representantes municipais e comunitários.

As famílias foram deslocadas de suas casas por causa do risco de deslizamentos e inundações. Elas foram resgatadas pela Defesa Civil e receberam apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que coordena o Processo de Regularização Fundiária (REURB) no município. O REURB conta com a parceria do geólogo da UFOP, Frederico Sobreira, que faz o diagnóstico das áreas de risco.

Uma das beneficiadas, Mônica Silva de Lima, agradeceu à Prefeitura e à Defesa Civil pelo acordo e pela assistência. Ela disse que enfrentou muitas dificuldades, mas nunca perdeu a esperança. O prefeito Angelo Oswaldo também se emocionou e ressaltou a importância da cooperação entre o poder público e a sociedade para o sucesso do REURB.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha Cecconello, informou que as casas que serão demolidas no bairro Taquaral estão em uma área de drenagem natural que precisa ser recuperada. Ela disse que outras 18 famílias manifestaram interesse em sair do bairro por causa da insegurança, e que cada caso será negociado de forma amigável. Ela também anunciou que o município foi habilitado no programa federal “Minha Casa Minha Vida”, e que novas moradias serão construídas no bairro Santa Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *