Carnaval Itabirito Folia 2024 começa com Zé Pereira, bonecões e seresta

Por Redação Agito Mais

COMPARTLHE:
WhatsApp

A cidade de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, se transformou em um palco de cores, ritmos e alegria na primeira noite do Itabirito Folia 2024, nessa quarta-feira (7 de fevereiro de 2024). O bloco Zé Pereira, que há 80 anos anima o Carnaval da cidade, saiu da Ponte da Açucena com seus instrumentos, bonecos gigantes, Bandão e grupo de teatro Komboio, e percorreu as ladeiras do Centro Histórico, tocando marchinhas que fizeram parte da memória cultural dos foliões.

A concentração do bloco foi um momento de emoção para os moradores, como Maria de Lurdes Carmo, de 88 anos, que acompanha o Zé Pereira desde jovem:

“Ver o Zé Pereira nas ruas é um momento que eu espero o ano inteiro. Agora vejo meus netos e bisnetos presenciarem esse momento, aproveitando, dançando, curtindo a folia”, disse.

O maestro e diretor artístico do bloco, Flávio Bastos, destacou a importância de manter a tradição do Carnaval de marchinhas:

“A cada ano é uma emoção diferente. É um fomento da tradição, que representa gerações em Itabirito”, afirmou.

Depois de subir e descer as ladeiras, os foliões foram recebidos na Praça Dom Silvério pelo grupo de seresta Descendo a Ladeira, que misturou marchinhas e MPB, e fez todo mundo dançar, de crianças a idosos. O grupo ainda contou com a participação especial do bloco Zé Pereira, em um encontro de gerações musicais.

O público aprovou a primeira noite de folia, que abriu alas para a programação de Carnaval, que promete muita animação, diversão e um colorido típico. Valdir Rosário, de 77 anos, elogiou a festa:

“Adoro o Carnaval. Estava tudo lindo. É certeza de muita animação, diversão e uma festa na qual as crianças, famílias, jovens e idosos brincam com tranquilidade. Os próximos dias prometem”, declarou.

Rosi Graziele Coutinho, bailarina de Belo Horizonte, que se apresentou à frente do bloco Zé Pereira, também ficou encantada com o Carnaval de Itabirito:

“É maravilhoso sentir o Carnaval no interior. Itabirito é de uma cultura muito rica. Participar do Carnaval pelas ladeiras históricas foi gratificante e, com certeza, estarei aqui nos próximos anos”, declarou.

Uma resposta

  1. Sou de Itabirito, moro em Congonhas a anos, quando criança é adoro participei muito do Carnaval de Itabirito, no bloco ze Pereira é muita emoção lembrar dessa folia, parabéns Itabirito por não deixar morrer esta tradição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *