Localiza nega racismo após DJ Crys ter reserva de carro cancelada em Ouro Preto

Por Redação Agito Mais

Empresa alega que segue critérios de crédito e que não faz distinção de clientes; DJ gravou vídeo comprovando sua reserva e acionou a polícia. Foto meramente ilustrativa.
Empresa alega que segue critérios de crédito e que não faz distinção de clientes; DJ gravou vídeo comprovando sua reserva e acionou a polícia. Foto = reprodução Google Maps.
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A empresa Localiza procurou o Agito Mais para dar a sua versão sobre o caso de racismo denunciado pelo DJ Crystian, mais conhecido como DJ Crys, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. O DJ teve sua reserva de carro cancelada sem justificativa na filial da Localiza no município, na última sexta-feira (06 de outubro de 2023).

Entenda o caso:

O DJ havia feito a reserva pelo aplicativo da locadora na segunda-feira (02), e recebeu a confirmação de que poderia retirar o veículo na sexta-feira (06). No entanto, ao chegar na agência, ele foi surpreendido com a exigência de tirar uma foto do seu rosto e incluir no sistema. Depois que ele enviou a foto, a retirada do carro foi negada, sem nenhuma explicação.

Crystian, que é negro, suspeitou que se tratava de um caso de racismo, e decidiu gravar um vídeo mostrando o print da tela confirmando sua reserva e seus dados, como o CPF. Ele também acionou seu advogado, Guido de Mattos, e a Polícia Militar, para denunciar o crime. Ele registrou um boletim de ocorrência e pediu uma explicação da empresa, mas não obteve nenhuma resposta. Ele ficou sem o carro para fazer o seu trabalho como DJ.

O vídeo de Crystian viralizou nas redes sociais, gerando uma grande indignação por parte da população da região. Muitas pessoas se solidarizaram com o DJ e exigiram uma posição da Localiza sobre o incidente. O caso está sendo investigado pela polícia.

Versão da empresa Localiza:

Em nota enviada ao Agito Mais, a Localiza esclareceu que o processo de locação de carros segue critérios pré-estabelecidos, aplicados de forma imparcial para todos os seus clientes. Segundo a empresa, é realizada uma análise sistêmica de crédito do locatário antes da retirada do automóvel, incluindo a necessidade de limite disponível para a pré-aprovação no cartão de crédito. A empresa afirmou que nesse processo não há distinção de qualquer característica individual do consumidor.

A empresa ressaltou, ainda, que a transparência e a ética são pilares de seu negócio e que não tolera qualquer tipo de discriminação, seja de gênero, orientação sexual, raça, religião ou qualquer outro preconceito.

Veja o vídeo gravado pelo DJ:

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