Prazo para emitir e regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira (08/05)

Por Redação Agito Mais

Prazo para requerer serviços eleitorais termina hoje, com exceção para o Rio Grande do Sul.
Prazo para requerer serviços eleitorais termina hoje, com exceção para o Rio Grande do Sul. Imagem = reprodução TSE.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Amanhã, quarta-feira (8 de maio de 2024), marca o último dia para solicitar uma série de serviços eleitorais, incluindo o cadastramento biométrico, a emissão do primeiro título de eleitor e a atualização de dados cadastrais. A partir de quinta-feira (9 de maio), o cadastro eleitoral será fechado para preparar a logística das Eleições 2024.

No entanto, o estado do Rio Grande do Sul recebeu uma extensão de 15 dias para o fechamento do cadastro eleitoral, graças à autorização do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. A prorrogação foi concedida em resposta à declaração de calamidade pública do governo estadual e como um gesto de solidariedade à população gaúcha, que foi duramente atingida por fortes chuvas recentemente.

De janeiro a abril deste ano, o TSE registrou 5,9 milhões de pedidos de alistamento eleitoral. Desses, mais de 2 milhões foram para novos títulos e 1,9 milhão para transferências de domicílio eleitoral.

O título de eleitor é mais do que um simples documento. É a chave para exercer o direito de votar e ser votado. Além disso, os brasileiros maiores de 18 anos que não possuem título estão sujeitos a várias restrições legais. Clique AQUI e verifique sua situação eleitoral.

Para solicitar o título, regularizar a situação eleitoral, transferir o domicílio eleitoral ou atualizar dados cadastrais, basta procurar a unidade de atendimento eleitoral mais próxima com os documentos necessários. Alguns desses serviços podem exigir agendamento, então verifique no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as informações pertinentes, clique AQUI.

A partir de 9 de maio até 5 de novembro, todas as unidades da Justiça Eleitoral e o Autoatendimento Eleitoral na internet (exceto no Rio Grande do Sul) não aceitarão solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral. Isso é necessário para garantir a organização adequada das eleições.

O atendimento presencial pode exigir agendamento. Clique AQUI e verifique se o cartório da sua cidade faz essa exigência.

Quitação de multas

As multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais podem ser pagas pelo Serviço Consulta de débitos eleitorais, pelo Aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), do PIX ou de cartão de crédito.

Selecione “Emitir GRU” para pagar o débito com boleto ou “Pagar” para quitá-lo com PIX ou cartão de crédito. Clique AQUI para consultar ou quitar débitos.

Não perca a chance de participar das Eleições Municipais 2024. Mantenha-se informado e faça a sua parte na democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *