Jovem de 13 anos é flagrado pilotando bicicleta motorizada irregular em Itabirito

Por Redação Agito Mais

COMPARTLHE:
WhatsApp

Um adolescente de 13 anos foi abordado pela Guarda Civil Municipal de Itabirito na noite de terça-feira (06 de fevereiro de 2024) após ser denunciado por transitar com uma bicicleta motorizada colocando em risco os pedestres e gerando perturbação do sossego. O jovem, estava acompanhado de outro condutor, que conseguiu fugir.

Segundo a Guarda Civil Municipal, os dois jovens foram avistados na rua Coronel Alves, no bairro Bela Vista, em Itabirito, Região Central de Minas Gerais, realizando manobras perigosas e equilibrando-se em apenas uma roda. Eles foram perseguidos pela moto patrulha até a rua Dom Luciano de Almeida, no bairro Santa Efigênia, onde o jovem foi interceptado. No local, houve resistência passiva de sete cidadãos não identificados que estavam em uma residência próxima.

A bicicleta motorizada, de cor lilás, com rodas pretas, garupa na cor preta e tanque preto, não tinha identificação de marca ou modelo. De acordo com a resolução número 996 de 2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as bicicletas motorizadas devem ter um sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, o que não era o caso. Além disso, o veículo possuía sistema de embreagem e freios traseiros acionados pelo pé, igual de qualquer ciclomotor ou motocicleta. O veículo também não possuía indicador de velocidade, sinalização luminosa e demais itens necessários para a segurança no trânsito.

Diante dos fatos, a bicicleta motorizada foi equiparada a um ciclomotor e, portanto, o condutor deveria ser maior de idade e devidamente habilitado. A bicicleta motorizada também estava com a descarga livre, sem o silencioso. O veículo foi removido pelo veículo da Prefeitura de Itabirito para a sede da Guarda Civil Municipal, devido ao risco apresentado aos agentes no local.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que irá investigar as responsabilidades do adolescente e dos demais envolvidos. A Guarda Civil Municipal pede a colaboração da população de Itabirito e região para denunciar essas situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *