Na próxima terça-feira (12 de dezembro de 2023), a Prefeitura de Mariana, na região Central de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizará o Fórum de Diversificação Econômica, com o tema “Mudança é a palavra chave!”. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães, das 13h às 21h, tem o propósito de apontar novos caminhos para o desenvolvimento sustentável do município, que apresentem ações integradas e práticas, estabelecidas por meio do diálogo entre o poder público, lideranças dos setores e a sociedade.
O Fórum propõe a economia criativa, com foco na produção artesanal dos distritos, no turismo e na cultura local, como uma das atividades econômicas capazes de ampliar a geração de emprego e renda e tornar a cidade menos dependente da mineração. O evento reúne líderes empresariais e empreendedores culturais, gestores públicos municipais e estaduais, representantes de empresas mineradoras, ONGs, agentes de desenvolvimento regional, centros acadêmicos, estudantes, a comunidade e outros atores-chave do território para discutirem a temática em palestras e painéis.
“Mariana é um município com diversas aptidões. Temos artesanato, gastronomia tradicional, cenários exuberantes e um povo muito trabalhador. Já conseguimos fazer de Mariana a Capital do Iron Bike, trazendo para o município um público que nunca esteve aqui, mas que permanece há 10 anos. Nós queremos avançar mais e o Fórum é uma oportunidade para pensar a diversificação econômica e trabalhar, setor público e privado, em um mesmo objetivo: gerar emprego, renda e qualidade de vida para o marianense”, afirma o prefeito de Mariana, Celso Cota.
O Fórum conta com o patrocínio da Samarco e do Sicredi e o apoio da ACIAM, da CDL, da Fundação Renova, da Vale, da Cedro Mineração, do Governo do Estado de Minas Gerais, da Invest Minas, do BDMG, do Sebrae e da WFT Internet Banda Larga.
A programação contará com painéis de discussão, palestras e exposições de empresas e empreendedores instalados no município. Entre os destaques, estão a palestra do Deputado Federal e economista Reginaldo Lopes sobre os “Impactos da Reforma Tributária no Município”; a abordagem do consultor jurídico da AMIG, Rogério Moreira, sobre a “Diversificação Econômica de Municípios Mineradores: Eixos Estruturadores, Desafios e Oportunidades”; e o painel sobre “Economia Criativa e Diversificação Econômica”, mediado por Antônio Caieiro, sócio-diretor da Planeta Cultura & Sustentabilidade, e com a participação de representantes da UFOP, da FAOP, da ACG, da Fiscalis Consultoria e do Governo de Minas Gerais.