Itatiaiuçu cria programa de bolsa trabalho para qualificar mão de obra local

Por Redação Agito Mais

Prefeitura subsidia treinamento de jovens e desempregados em empresas parceiras e firma acordo com CEFET/MG para oferecer cursos técnicos.
Prefeitura subsidia treinamento de jovens e desempregados em empresas parceiras e firma acordo com CEFET/MG para oferecer cursos técnicos. Foto = reprodução Freepik.
COMPARTLHE:
WhatsApp

A cidade de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às margens da BR-381, lançou um programa de estímulo financeiro para atender a demanda de mão de obra das empresas locais e ampliar as oportunidades de trabalho para jovens e desempregados sem qualificação. O programa se chama Bolsa Trabalho e faz parte do Itatiaiuçu Conecta, um projeto de desenvolvimento econômico iniciado em maio de 2023.

O Bolsa Trabalho consiste em subsidiar o treinamento de bolsistas dentro das empresas parceiras, por um período de até quatro meses. Depois, as empresas devem manter os vínculos empregatícios por mais oito meses, no mínimo. O programa já firmou convênios com três empresas locais e tem 21 candidatos cadastrados no Banco de Talentos do município.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Afrânio Danilo Duarte, disse que o programa é um diferencial competitivo, pois qualifica os trabalhadores de acordo com a cultura organizacional das empresas, diminui a rotatividade e reduz o custo operacional nas contratações.

Um dos empresários que aderiu ao programa, Rafael Henrique de Camargos Pedrosa, da R. M. Pedrosa Material de Construção de Ltda, elogiou a iniciativa, que incentiva os comerciantes a ampliar seus negócios e oferece novas frentes de trabalho e renda para a população.

Além do Bolsa Trabalho, a cidade de Itatiaiuçu também conta com a parceria do CEFET/MG, uma das maiores instituições de educação do Estado, para oferecer cursos técnicos para a formação de mão de obra qualificada. O acordo com o CEFET/MG foi firmado no lançamento do Itatiaiuçu Conecta e os primeiros cursos já estão sendo ofertados para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *