Mariana inicia campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama

Por Redação Agito Mais

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma caminhada e uma roda de conversa nesta sexta-feira. Foto meramente ilustrativa.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma caminhada e uma roda de conversa nesta sexta-feira. Foto = reprodução Prefeitura de Mariana.
COMPARTLHE:
WhatsApp

Mariana (MG) = A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Saúde, abre oficialmente nesta sexta-feira (06) a campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar e prevenir o câncer de mama. A campanha acontecerá na sede e nos distritos de Mariana, com diversas atividades educativas e informativas.

Para marcar o início das ações, será realizada a “Caminhada Outubro Rosa”, com saída às 09h da Praça da Sé. A caminhada seguirá até a Praça Gomes Freire, onde haverá uma roda de conversa com a médica Elizabeth Silva, às 11h. A roda de conversa abordará os sintomas, os fatores de risco, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, além de esclarecer dúvidas e orientar sobre a importância do autoexame e da mamografia.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que surgiu em 1990, nos Estados Unidos, com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a doença. O símbolo da campanha é o laço cor-de-rosa, que foi distribuído pela primeira vez na Corrida pela Cura, organizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde então, o laço se tornou um ícone de reconhecimento e identificação da campanha, que também ilumina prédios e espaços públicos na cor rosa. No Brasil, a campanha foi regulamentada pela [Lei nº 13.733], de 2018, que estabelece as atividades a serem realizadas durante o mês.

A campanha tem como objetivo intensificar as ações de conscientização e transmitir informações sobre o câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que cerca de 66 mil novos casos sejam diagnosticados no país em 2020. A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Por isso, não deixe sua saúde para depois, procure a unidade de saúde mais próxima e previna-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *